Segunda, Junho 27, 2022
Follow Us
Orações de um coração contrito - Irmão João em Mo.

19/6/22

Todos nós conhecemos o capítulo 11 de Hebreus, que tem sido conhecido como o "Salão da Fama da Fé". Em Hebreus 11, ouvimos falar das façanhas de Moisés, Abraão, Noé, etc., e da grande fé que estes poderosos homens de Deus tinham. Mas creio que Deus está a escrever outro Novo Testamento "Salão da Fama da Fé", composto por "Herói Desconhecido da Fé", cujas histórias nunca foram contadas, e os seus nomes nunca foram vistos na imprensa. Acredito que o Senhor nos apresentará a estes santos no futuro, e através da eternidade. Fui abençoado por conhecer um destes heróis desconhecidos há vários anos...o seu nome era Helena.

Em 2012, tive de colocar a minha mãe num lar de idosos por causa de problemas de saúde, especificamente a Demência. Normalmente descia para a ver todas as semanas ou assim, normalmente chegando por volta da hora do pequeno-almoço. Puxava sempre uma cadeira, e sentava-me ao lado da mãe enquanto ela tomava o seu pequeno-almoço. Helen era também uma residente no lar de idosos, e era designada para a mesma mesa onde a minha mãe comia as suas refeições, por isso, normalmente também estava lá, sentada perto da minha mãe, e estava sempre a tentar chamar a minha atenção! Helen era uma velha querida e doce mulher, quase noventa anos de idade, sem dentes, e muito faladora. Tenho de admitir no início, Helen irritou-me um pouco, porque ela começava sempre a falar, ( mal conseguia compreendê-la, porque a sua voz era tão fraca, e ela não ter dentes também não ajudava!) e eu só queria alguma privacidade, para visitar com a minha mãe.

Mas rapidamente percebi que Helen estava apenas um ser humano....ela queria apenas alguma atenção, e alguém com quem ela pudesse falar. Os lares de idosos são maus nesse tipo de coisas...podem dar-lhes os cuidados de saúde de que necessitam, mas não tanto no apoio emocional de que necessitam, porque a maioria dos lares de idosos tem muito pouco pessoal. A certa altura, enquanto Helen era residente no lar de idosos, ela caiu e partiu a perna. Lembro-me de uma noite em que estava lá em baixo de visita, e empurrei a mãe na sua cadeira de rodas por todos os corredores do estabelecimento.... apenas por algo a fazer. Ao subir e descer os vários corredores, podia-se olhar em frente e ver alguns dos residentes sentados no corredor, nas suas cadeiras de rodas.

Enquanto empurrava a mãe, reparei na Helen mesmo à nossa frente sentada no corredor, a sua perna engessada, os seus olhos fechados, e a sua boca a mover-se como se estivesse a falar com alguém. Tenho a certeza de que algumas das enfermeiras, e assistentes, estão provavelmente dessensibilizadas a ver residentes assim, talvez algumas estejam a pensar: "Sim, apenas mais uma senhora louca, sentada ali a falar sozinha no corredor". Parei mesmo ao lado de Helen, e só de olhar para ela, era óbvio ver que ela estava a sofrer. Depois ouvi a sua voz frágil e ténue dizer: "Pai Celestial...I..... Acabei de depositar a minha confiança em ti". Fiquei completamente destroçado, e com o coração partido quando a ouvi dizer isso.

A minha mãe não ouviu o que Helen disse, (a minha mãe era quase surda) mas ela alcançou e bateu carinhosamente na testa de Helen. Acho que isso a assustou, quando a minha mãe lhe tocou... e Helen abriu rapidamente os olhos. Eu disse "Helen estava orando?". Ela parecia um pouco envergonhada, mas depois disse suavemente "Bem...hum...sim, eu estava". Eu disse "Queres que ore por ti agora mesmo?". Ela disse: "Oh sim, por favor!" Por isso, dei-lhe as mãos em nome de Jesus, e pedi ao Senhor que a confortasse, e que enviasse a cura para o seu corpo. Helena estava apenas a sorrir de orelha a orelha depois de eu ter rezado por ela! Podia-se dizer que ela estava tão feliz que até passei um minuto do meu tempo com ela. E fiquei profundamente tocada pela simplicidade, e pela quebrantamento da sua oração. (Quem me dera ter podido ouvir o que Helen estava a rezar mesmo antes de me ter aproximado dela).

Neste dia e época dos evangelistas da TV, pregadores do youtube, sites cristãos, mega-igrejas, etc., há muitos pregadores que são grandes oradores, e podem rezar grandes orações. Mas, com a maioria deles, questiono o motivo por detrás das suas orações públicas...., será que eles realmente querem tocar o coração de Deus, ou será que o seu verdadeiro motivo é tentar impressionar o seu público com as suas grandes capacidades oratórias? Na minha opinião, é a última das duas. Para ser honesto, não creio que a maioria destas orações de longa duração do pregador se resumam a uma colina de feijões com Deus.

Mas a oração de Helena,...ela pregou-a! Pensem nisto.... não há em lado nenhum um pobre santo idoso de Deus, solitário, partido na mente, corpo e espírito, empurrado para o corredor de um lar de idosos, em grande sofrimento, sem ninguém a não ser Deus a quem recorrer. Satanás pode ter atacado e atormentado a sua mente com pensamentos como estes: "Velha, não tens muito tempo de vida...e antes de te levar para fora, vou fazer-te passar por tanta dor...um inferno tão miserável na terra...que vais desejar nunca ter nascido! Onde estás agora Deus, a quem rezas constantemente? Ele deixou-te!...Ele entregou-te a mim"!

O que me impressionou muito com esta querida santa, é que ela se tinha estabelecido...ela tinha renunciado completamente à sua situação actual nas mãos de Deus Todo-Poderoso. (Já renunciou a esse problema que o preocupa nas mãos de Deus? A sua fé está ao nível desta mulher. Eu sei que certamente ainda não cheguei lá). Quando se vai a Deus em oração com quebrantamento e humildade, como fez esta santa, este é o tipo de oração que recebe a atenção de Deus. O Salmo 34,18 diz: "O Senhor está perto dos que têm o coração partido, e salva os que têm o espírito contrito".

Alguém pode estar a pensar: "Então qual é o grande problema... Não compreendo, esta não foi uma grande oração que Helena tenha rezado, foi tão curta". Eu teria de discordar totalmente de uma afirmação como esta. Já reparou que são as pequenas coisas que fazemos, com humildade, que abençoam verdadeiramente o coração de Deus? Mesmo que façamos grandes coisas por Deus, não são os EUA que o fazem de qualquer maneira, é O ANOINTING do Espírito Santo, que faz o trabalho. Em Marcos 12,42-44, Jesus falou da viúva que lançou em apenas dois ácaros, mas na realidade, ela tinha lançado mais do que todas as pessoas ricas, porque era tudo o que ela tinha. Portanto, neste caso, um pouco era muito, aos olhos do Senhor. Em Matemática. 9:20-22, a mulher com um problema de sangue disse dentro de si mesma: "Se me permite apenas tocar na sua roupa, ficarei inteira". Apenas onze pequenas palavras que ela disse dentro de si mesma, com fé, e alcançou resultados espantosos!

Quando ouvi Helena rezar, "Pai Celestial,....I...acabei de depositar a minha confiança em ti". Pude sentir uma mulher de poder, e fé na minha presença, embora a sua voz fosse fraca e frágil, e o seu corpo estivesse dobrado, ferido, e partido. Digo-vos que esta foi uma das maiores orações de fé alguma vez rezada! Deus olha sempre para o cerne da questão. 1Sam 16,7 diz: "Porque o Senhor não vê como o homem vê; porque o homem olha para o exterior, mas o Senhor olha para o coração". Esta foi uma oração que sei que moveu o coração de Deus com compaixão, e é o tipo de oração que aterroriza o inferno. Satanás e os seus servos sabem que quando estamos quebrados, e humilhados, e entramos em oração com grande humildade, que Deus responderá a este tipo de oração.

Por favor, ouçam-me santos...um homem ou mulher de Deus partido, de joelhos em oração, (ou mesmo numa cadeira de rodas) envia um frio arrepio de pânico pelas costas de Satanás. Porquê? Porque este tipo de orações obtêm resultados, é por isso! O Apóstolo Paulo disse em 2 Cor 12,10: "Porque quando sou fraco, então sou forte". Quando Helena começou a rezar esta oração simples e sincera, Moisés pode ter estado a falar com Elias no céu, e parou a meio da frase e disse: "Espera! Pára! Ouviste aquela oração que acabou de chegar por cima do altifalante, para a sala do trono"? Elias pode ter respondido, ao baixar a cabeça com humildade: "Sim... Eu ouvi-a..... e só de pensar, nós pensámos mesmo que sabíamos rezar!"

Amigos, quando as fichas estão em baixo, e eu preciso realmente de alguém para rezar por mim, preferia muito mais ter alguém como Helena a tocar em Deus por mim, do que todos os pregadores pomposos, milionários, "movidos por propósitos" da igreja moderna, e estou muito sério quando digo isto. Porquê? Porque a maioria deles não são verdadeiramente chamados por Deus, em primeiro lugar, não pregam a cruz, o sangue de Jesus, e a maioria nunca foi quebrada por Deus. Devem ser quebrados, a fim de mover verdadeiramente o coração de Deus em oração, e ministrar efectivamente a alguém. (Esta pode muito bem ser a razão pela qual muitos de nós estamos a passar por coisas duras agora, dar-nos-á um testemunho para ajudar a encorajar outros no futuro). Não se pode sentir a dor de outra pessoa, até que se sinta o PRIMEIRO a sentir a dor. Amém?

Depois de ouvir Helena rezar aquela humilde oração, de coração partido, eu meio que a "adoptei"! Mesmo depois da morte da minha mãe em 2014, ainda lá fui várias outras vezes para a ver. A última vez que vi Helen, ela estava sentada na sua cadeira de rodas, a ver televisão. Eu disse-lhe quem eu era, mas acho que ela não se lembrava realmente de mim. Disse-lhe que estive lá para a visitar durante algum tempo, e o seu rosto apenas se iluminou, ela estava tão feliz. E ela começou a falar, e a falar, e várias vezes ela parava abruptamente e dizia: "Oh....I estou tão contente por ter alguém com quem falar! Deixei-a apenas falar! Era para isso que eu estava lá, e foi uma bênção para mim ver a grande diferença que fez na sua vida, para ela apenas ter uma visita.

Vários meses mais tarde, fui lá visitá-la, mas ela tinha tido alta do lar de idosos. Alguns parentes distantes dela tinham arranjado espaço para ela na sua casa, e acolheram-na, e cuidaram dela. Penso que foi cerca de seis meses mais tarde, ouvi dizer que ela tinha falecido, na sua casa de parentes. Vamos ver, e conhecer muitas pessoas como Helen no céu.... um dos grandes "Heróis Desconhecidos da Fé". Estou tão grato por estar no lugar certo, no momento certo, para ouvir uma das maiores orações de fé que alguma vez foi rezada, de uma santa de Deus destroçada e humilhada: "Pai Celestial.....I.... Acabei de depositar a minha confiança em vós". Pense nisso, como se pode vencer uma oração como esta?

Alguém que leia isto agora mesmo pode ser esmagado... completamente destroçado no desgosto por alguma forma de calamidade que atingiu recentemente a sua vida. Talvez esteja sozinho, e não tenha ninguém em quem possa confiar, ou em quem possa confiar. Se for este o caso, e se pertencer verdadeiramente ao Lord....friend, está de facto numa situação muito melhor do que se pode imaginar. Como vê, quando estamos completamente no fim da nossa corda, não há realmente muito que um mero homem mortal possa fazer por nós. Salmo 60:11: "Ajudai-nos com os problemas: porque vã é a ajuda do homem". Salmo 118:8: "É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem". Mas, quando vamos em lágrimas, quebrados e humilhados ao trono de Deus Todo-Poderoso em oração, (àquele em quem todas as coisas são possíveis) posso assegurar-vos, este tipo de orações move o coração de Deus. O inferno entra em pânico, quando o santo mais fraco, quebrado, chora com lágrimas nos joelhos. Porquê? Leia o Salmo 102,17: "Ele respeitará a oração dos necessitados; Ele não desprezará a sua oração".

Salmo 102,17 é a razão pela qual todo o demónio treme quando um santo peneirado se dobra de joelhos em humildade quebrada. É porque Deus não despreza este tipo de orações lacrimosas, Ele respeita-as! (e todo o inferno odeia o facto de que Ele odeia!) O que sempre vos perturba, deixai-me apenas dizer isto: Só Deus sabe. (wow! tal como eu estava a escrever "Deus sabe", senti poderosamente a presença de Deus vir sobre mim, e lembrei-me de um sermão de David Wilkerson. Deus não se move sobre mim sem uma razão, por isso sei que isto é para alguém que está a ler esta mensagem. É preciso ir ao youtube e escrever: "Deus Sabe por David Wilkerson" Alguém será grandemente abençoado por fazer isso. O próprio Bro.Wilkerson ficou destroçado quando deu esta mensagem cerca de um ano antes da sua morte. Pode-se sentir a poderosa unção que este homem de Deus ainda tinha. Quando ele simplesmente anunciou o título do seu sermão que iria pregar era "Deus sabe" que a multidão podia sentir a poderosa presença de Deus, e eles responderam em conformidade.

Ao terminar, a mensagem actual deste artigo resume-se a isto: A ténue oração sussurrada de um santo idoso partido num lar de idosos, moveu uma montanha. A fraca oração de Helena curou a sua perna partida, e tocou o coração dos seus parentes, para a tirar de um lar aborrecido e sem vida, para a sua própria casa, onde poderia passar os seus últimos dias com aqueles que a amavam. Deus não respeita as pessoas. (Actos 10:34) O que Ele fez por ela, Ele também fará por si, seja qual for a sua situação particular. Nunca pense que Deus não ouve a sua oração, por mais fraca que ela seja. Acredito firmemente que Deus, na sua terna misericórdia, vai aperfeiçoar aquilo que lhe diz respeito. (Leia Salmo 138,8) Que todos possamos fazer como a querida e doce Helena, e simplesmente colocar esse problema que nos preocupa, aos pés de Jesus, e dizer: "Pai Celestial....I... Acabei de depositar a minha confiança em ti". Só mais uma coisa: Deus sabe.

Irmão. João em Mo.
19-6-22

Log in or Sign up